Muitos atribuem o inicio do heavy metal a uma banda não muito famosa, chamada Black Sabbath :D e a intitulam como Heavy Metal. Bem, como esse é o Heavy Metal na minha visão, lá vai: não é metal! pelo menos, no início não era! embora muita coisa do metal tenha surgido ali, não é bem metal, pois é hard rock puro (falarei de hard rock posteriormente). mas como tudo tem um começo, bem, o Black Sabbath foi uma das bandas que ajudaram a cirar o estilo, com letras e riffs de guitarra pesados, e até uma cruz invertida no primeiro album, inseriram o peso no rock´n´roll, assim como Jimi Henrix e Blue Cheer já tinham feito, mas nada tão representativo para o metal quanto o Sabbath.
mas se vocês querem saber qual foi a primeira banda de heavy metal realmente importante, e da qual o genêro não existiria é o Judas Priest. os caras começaram com a famosa NWOBHM, colocando duas guitarras no som, músicas rápidas e vocais estridentes (Hob Halford é foda!). esses caras influenciaram uma bandinha chamada Iron Maiden, que é hoje a maior expoente do estilo. embora o Judas toque um Hard Rock impecável, começaram a moldar o Heavy Metal, até aprimorarem o som como realmente metal em 1980, com o album British Steel.
muito bem, então o Judas fundou o metal? NÃO! eles moldaram o NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal) como conhecemos hoje, e isso é apenas um estilo dentro do heavy. outra igualmente importante por sua agressividade e fúria é o Mottorhead. esse sim, embora eles não se classifiquem como Metal, dividiu águas na música pesada. misturando a agressividade do punk e o peso do hard rock, eles criaram um som único, que influenciou centenas de bandas, das quais, as mais famosas e importantes, Venom, Slayer e outros nomes de peso.
por enquanto temos 3 nomes importantes:
- Black Sabbath - música pesada, temática voltada para o terror, guerra e drogas, entre outros temas, músicas cadenciadas e o mais importante: solos de guitarra fantásticos e em meio à explosões de ritmo na música
- Judas Priest - vocais e gritos agudos e estridentes, duas guitarras solando juntas, músicas mais rápidas e temas agressivos.
- Mottorhead - músicas rápidas, vocal e guitarras sujas e mais uma vez a agressividade nas letras
essas 3 bandas ajudaram a formar praticamente todos os gêneros (direta e indiretamente) do metal. e tudo isso aconteceu na década de 70.
agora estamos no final de 70 e alguns seguidores dessa triade começaram a aparecer, dentre os quais, os mais importantes são Venom e Mercyfull Fate. outras bandas muito boas surgiram nessa época também, como Diamond Head e Pagan Altar.
De qualquer forma, na década de 80 o metal ganhou força e se dividiu em vários estilos.
Heavy Metal (nele está incluso o NWOBHM)
São as bandas mais influenciadas pelo Judas Priest, tocam um som pesado e bem próximo ao Hard Rock. Musicas com uma certa velocidade e muita ênfase ao som da guitarra, com solos lindos de se ouvir. Embora muitas bandas adotem um som mais simples, sem muita técnica e virtuosismo, bandas como Iron Maiden e Judas esbanjavam solos elaborados e mais tarde surgiriam bandas como o Satan e o Hellowen que apelariam mais para os solos rápidos e para o que muita gente chama de Power Metal (bullshit!!).
bandas que vale a penas conferir:
- Diamond Head
- Grim Reaper
- Satan
- Judas Priest
- Iron Maiden
- Samsom
- Satan´s Host
- Demon
- Metal Church
- Blitzkrieg
- Exciter
- King Diamond
- Mercyfull Fate
- Running Wild
- Grave Digger
tem muitas bandas, acreditem, mas por ai da para ter um bom começo. vai ai uma dica: geralmente em termos de rock, os três primeiros albuns das bandas são os melhores (salvo excessões), portanto se vocês quiserem baixar algo dessas bandas, procurem pelo início da carreira deles. é quase uma regra que aplica-se para 90% das bandas.
Thrash Metal
oriundos do Mottorhead, esse estilo veio com tudo logo no inicio dos anos 80 e apelavam para temática satânica (não todas), guerra (essa sim, 98% das bandas tinham algo a falar sobre guerra) e curtir Rock´n´roll num geral adoidado.
no Thrash Metal, as músicas são mais rápidas, tanto a bateria quanto os riffs de guitarras, cortantes. existem muitas bandas boas nesse meio e ai vão algumas:
- Venom
- Slayer
- Metallica (inicio)
- Razor
- Kreator
- Destruction
- Sodom
- Tunkard
- Mutilator
- Exodus
- Pentagram (Chile)
- Megadeth
- Bulldozer
- Exciter
- Cripytic Slaughter
- Slaughter (não confundam, tem uma banda de Hard Rock muito ruim com esse nome)
- DRI
- SOD
- Metraliom
enfim, muitas bandas, mas essas são importantes e fodas.
Black Metal
o black metal, o começo dele pelo menos, engloba muitas bandas de trash que tinham temática satânica, mas algums delas foram realmente importantes para a ciração desse estilo, portanto não estranhe, mas o o início do Black Metal é puramente ideológico, tendo as origens musicalmente como conhecemos hoje, em bandas como Mayhem e Burzum. é o eslito que aborda tão somente satanismo, antio-cristianismo, paganismo. outras vertentes mais modernas abordam temos como racismo, nazismo, niilismo, depressão, suicidio. não tenho tanto conhecimento em black metal, mas vão ai minhas preferidas:
- Venom
- Bathory
- Immortal
- Burzum
- Maniac Butcher
- Dark Throne
- Dark Funeral
- Ragnarok
- Mercyfull Fate
- HellHamer
- Vulcano
- Sarcófago (inicio)
o estilo surgiu com a banda Venom e seu album Black Metal. o estilo do Venom em si (assim como Mercyfull Fate), não tem muito a ver com o black metal, musicalmente falando. dentro do black metal, o pessoal criou mil e uma ramificações, ai vão algumas
- NSBM - basicamente nazista
- DSBM - depressive suicidial black metal
- Pagan - temas como paganismo, com suas origens em Bathory
- Raw Black Metal - não sei!
- Grim Black Metal - não sei também!
Death Metal
ta ai meu estilo favorito. teve origem em diversas bandas que podem ser classificadas como trash metal ou black metal. muitos falam que os fundadores do estiulo foram o Sodom, outros falam que foi o HellHamer, mas para mim foram duas bandas: Possessed e Death.
este estilo aborda somente temas agressivos e é um dos estilos mais agressivos. vocais guturais, alta velocidade, temas satânicos, niilistas, sobre morte, assassinos, rituais de sacrificio e evocações demoniacas pregando o fim do mundo. o Death Metal, assim como o Black Metal, possui inúmeras ramificações, mas eu prefiro simplificar em Old School e Death Metal. vou separa conforme a minha lógica:
OLD SCHOLL DEATH METAL
é o primórdio do death metal. seus principais representantes são:
- Death
- Possessed
- Celtic Frost (inicio)
- Sarcófago
- Obituary
- Asphyx
- HellHammer
- Grave
- Sodom
- Sepultura (inicio)
- Morbid Angel
- Entombed (inicio)
- Dismember
- SexThrash
o Old School leva esse nome pois são as bandas que tocam um estilo mais tradicional, ora com um pé no trash, ora com uma levada mais cadenciada. são os pioneiros no estilo e os que não abusam muito da brutalidade musical (mesmo assim são pesados pra caralho).
DEATH METAL
é a evolução (brutalmente falando) do old school. as influências, lógicamente, são as bandas mais antigas e death metal, como o HellHamer, Celtic Frost, Death, Sarcófago e Possessed, mas as bandas que separaram águas aqui foram outras. basicamente, as bandas referência no death metal como ele é conhecido hoje são Cannibal Corpse, Deicide e Morbid Angel, mas existem outras:
- Horrid
- Krisium
- Vital Remais
- Nile
- Cremation
- Incantation
- Disgorge
- Angel Corpse
- Dissection
- Sarcastic
- Carcass (inicio)
- Flesh Grinder
- Morticiam
coloquei algumas bandas de goregrind que eu acho que tem tudo haver com o death metal.
enfim, para você que não conhece e está iniciando do metal, isto é o essencial que se precisa saber. não falei sobre grind core, stoner, doom. enfiom, serão meus próximos posts.
bom divertimento e SEE YOU IN HELL MY FRIEND!!